terça-feira, 26 de maio de 2009

Roteiro para o sul da França

Passeios culturais, paisagens bucólicas, edificações medievais. No sudeste da França, o que não falta são oportunidades para surpreender os olhos. Confira alguns highlights da região.
Arles: cidade mais romana da Provence.

PAUL CÉZANNE O ateliê de Cézanne, em Aix-en-Provence, sua cidade natal, está aberto à visitação. Além de ser uma casa bem simpática, tem móveis e objetos pintados por ele. 9, avenue Paul Cézanne, 13090, Aix-en-Provence, tel. (33 4) 42 21 06 53.

SAINTE VICTOIRE Muito retratada nas pinturas de Cézanne, a montanha Saint Victoire, em Aixen-Provence, tem uma trilha acessível a pé e por carro. A subida é compensada por uma vista incrível. Se não quiser ir ao topo, já vale olhar a montanha de longe: o contraste de sua base, de argila quase vermelha, com seu topo, de calcário branco, é lindo.

LUBERON A cadeia de montanhas de Luberon é outro grande destaque na paisagem natural. Entre campos floridos e montes verdes e dourados, ela esconde aldeias minúsculas, que parecem perdidas no tempo.

AVIGNON Famosa cidade em que os papas moraram durante a Idade Média, Avignon tem museus com ótimas coleções. É o caso do Musée du Petit Palais, cuja visita vale também pelo edifício majestoso que serviu de residência papal.

ARLES É a cidade mais romana da Provence. Foi fundada por Júlio César, em 46 a.C. As arenas e o imenso anfiteatro oval já valem o seu dia de passeio. Aproveite para tomar algo no Café Van Gogh, que foi retratado pelo pintor holandês. Em 1888, o artista passou a viver em Arles e acabou pintando a cidade e suas particularidades em muitas obras.

LES BAUX DE PROVENCE No topo de um platô, com casas esculpidas entre as rochas, Les Baux é uma visão inesquecível. A grande atração dessa cidade medieval é o castelo de pedras no alto da vila.